quarta-feira , agosto 16 2017

Artesão Orlando Escavassa Junior concede entrevista a RBV e a presenteia em seus 35 anos

Em um bate papo descontraído, o artesão Orlando Escavassa Junior conta a repórter da Rádio Bela Vista, Miriam Benites um pouco sobre a sua vida, a fascinação que tem pela arte, os seus sonhos e um pouco de sua trajetória no artesanato.

Orlando tem 58 anos de idade, é casado com Celisa Pinheiro e pai de quatro filhos. Nasceu na cidade de Botuporã-SP, mas é apaixonado por Bela Vista e um de seus sonhos envolve a “Princesa do Apa”. Confira.

Além de Artesão exerce outra profissão?

– Sim sou pecuarista, tenho uma propriedade aqui em Bela Vista na qual faço plantio de eucalipto posso assim dizer que gosto de várias coisas.

 Como Tudo começou?

– Desde criança fui fascinado com a arte e cultura, somos entre cinco irmãos no qual sou o caçula e posso afirmar que a paixão pela arte está no ‘’sangue’’, por isso fica difícil falar quando o interesse pelo o artesanato começou, pois creio eu, já nasci apaixonado pela arte (risos).

Quais são os tipos de trabalhos artesanais faz?

– Faço peças em diversos tipos de material como, por exemplo, na argila, fibras de vidro, madeiras, gesso protético, massa de bisturi, serigrafia, resina, couro entre outros. Nestas matérias primas faço onça pintada, jacaré, sapo garça, tucano, arara, pássaros em geral, tuiuiú o símbolo do pantanal, entre tantos outros animais. Na verdade, o que o cliente solicitar eu tento fazer e da melhor forma possível.

Tem ajuda para confeccionar as peças?

– Boa pergunta, sou eu que começo a fazer as peças na argila, no barro tudo manualmente e sou eu também que confecciono as minhas formas, então o começo é sempre necessário que seja eu, porém hoje em meu ateliê recebo dois alunos aprendiz que me auxiliam no decorrer do processo de criação e acabamento e ressalto que já passaram vários por aqui, o que me deixa muito feliz.

Teria ideia de quantos peças já produziu?

– A você me pegou (risos) …  Foram muitas, posso dizer que milhares.

Como definiria hoje o artesanato em sua vida?

–  Diria que hoje o artesanato virou meu refúgio, sou uma pessoa ansiosa e quando crio minhas peças artesanais fico mas calmo e alivia o estresse do dia a dia.

Qual seu maior sonho com relação ao seu trabalho no artesanato?

– Meu maior sonho, seria de enfeitar nossa cidade com minhas peças, desde a menor até de formatos bem grandes começando desde lá a entrada e espalhando-as em diversos pontos da cidade. Mas estou muito feliz de ter tido a oportunidade de exibi-las em frente a rádio. Agradeço a todos vocês da rádio, em especial ao diretor Welliton, que me procurou para que fizesse isso, para mim foi uma honra e reconhecimento de meu trabalho.

Para Finalizar nosso bate papo, deixe um conselho para aquelas pessoas que gostam de artesanato.

– Que sempre ao fazer sua arte, que sempre faça com todo amor, penso que tudo que é feito com todo amor e carinho é o caminho para a perfeição. Eu mesmo quando as faço sempre coloco muito amor, imagino como fosse dá-las para minha mãe, isso para mim é uma alegria tão grande.

Orlando Escavassa Junior que presenteou a Rádio Bela Vista pelos seus 35 anos, com suas peças artesanais e a mesmas se encontram em exposição no jardim onde passam diariamente pessoas que tiram fotos como recordação.

 

 

 

Por Miriam Benites

Comentários

comentários

Tente de novo

TV Globo prepara parceria inédita entre duplas do “feminejo”

A TV Globo promete reunir  pela primeira vez duas duplas fortes na música sertaneja: Simone e ...