Na semana que antecede virada do ano, MS chega a 2.245 mortes por covid

Ocupação de leitos no Hospital Regional, no tratamento de pacientes da covid (Foto/Divulgação)

Boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde) indica que Mato Grosso do Sul registrou 16 mortes por covid nas últimas 24h, chegando ao total de 2.245 óbitos desde o início da pandemia. A taxa de ocupação de leitos de UTI chega a 94%.

Pelas informações divulgadas pelo governo estadual, são 129.484 casos confirmados, 223 nas últimas 24h. Ainda há 2.593 amostras em análise no Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul).

Dos infectados pela covid, 649 estão internados em hospitais públicos e privados no Estado. Destes, 311 estão em leitos de UTI, o que representa índice de 94% de taxa de ocupação. Em relação aos leitos clínicos, 205 estão sendo usados, o que representa percentual de 50% de ocupação.

Empatia – No início da 52ª semana da pandemia no Estado, com números de contágio nos patamares de 1,15% e taxa de mortalidade em 1,7%, o secretário faz um desabafo: “As pessoas não valorizam a vida. Nem a delas nem a dos outros”, e ainda soltou um palavrão imitando o que ele diz ser a reação dos jovens diante desta crise sem precedentes.

Indignado com o que ele chama de “desobediência e descompromisso” de quem não segue as regras de distanciamento, máscaras e cuidados essenciais, o secretário diz que está faltando empatia às pessoas. “A população não ajuda”, reclama.

 

– CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS