Reunião de novo? Aprenda a gerenciar seu tempo com Warren Buffett

Alô, sr. Buffett? Pode falar comigo amanhã?

O dia está corrido, você olha no relógio e… pronto, está na hora da reunião. E depois tem outra, claro. Controlar o tempo e a agenda é sempre complicado e deixa a maioria das pessoas com a impressão, no final, de que está sendo controlado por eles. A não ser que você seja o bilionário Warren Buffett.

Entre todas as lições de um dos homens mais ricos do mundo está a de marcar tudo “de última hora”. Segundo o empreendedor americano Jason Fried, o método de Buffett consiste em simplesmente dizer às pessoas que querem falar com você que liguem no dia anterior para marcar horário.

“Se alguém quer falar pessoalmente com ele, eles precisam ligar um dia antes e pedir para marcar um horário. Simples”, diz Jason Fried.

Ao ser questionado se é uma boa ideia do ponto de vista gerencial, o consultor explicou que essa solução faz com que Buffett esteja no controle de sua agenda – em vez de ser escravo dela. “Se algo muito importante aparecer, ele está com a agenda livre para resolver a questão, em vez de ficar preso a reuniões pré-agendadas”, diz.

“Desta forma, ele é quem determina como gastar seu tempo nas próximas 24 horas, ao invés de ter que enfrentar compromissos agendados com semanas ou meses de antecedência”, afirma Fried.

Para quem pensou “Ele só consegue fazer isso porque é Warren Buffett”, o consultor lembra que foi uma decisão do empresário. Ele admite que implantar uma rotina como essa pode ser mais difícil para um profissional em início de carreira, mas que vale a pena pensar no caso para tornar sua vida mais produtiva – e  menos trancada, literalmente, em salas de reunião.

Fonte: Época