Frente fria avança e RS tem risco de geada; capitais devem ter menores temperaturas do ano

Vista aérea de Porto Alegre nesta terça-feira, 14 de maio, após dias de chuva intensa e enchentes devido à cheia dos rios. Foto: Jefferson Bernardes/Getty Images

A frente fria que atinge o Brasil nesta semana deve atuar com mais força no Sul do País nesta quarta-feira, 15. No Rio Grande do Sul, onde temporais causaram uma tragédia, as nuvens carregadas ficarão afastadas por mais um dia. Em algumas regiões do Estado, pode haver registro de temperaturas negativas, com risco de geada. As informações são do Climatempo.

O ar polar que chega ao Brasil também causa uma frente fria no Espírito Santo, provocando chuva. A queda de temperatura também é esperada em parte do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Norte e no Nordeste, há alerta para temporais, mas também deve fazer sol.

É esperado que várias capitais registrem a menor temperatura do ano nesta quarta-feira, como é o caso de São Paulo e Rio de Janeiro. A capital paulista deve ter mínima de 16°C, enquanto na capital fluminense a mínima deve ficar na casa dos 18°C.

Segundo o Climatempo, as capitais que devem ter recorde de menores temperaturas são Porto Alegre, Florianópolis, Campo Grande, Cuiabá e Rio Branco.

Sul
O Rio Grande do Sul irá continuar ensolarado e com frio nesta quarta-feira, 15, com previsão de geada na fronteira com o Uruguai, na serra e no planalto, no norte do Rstado. Na serra gaúcha, os termômetros podem marcar -2ºC em São José dos Ausentes. Na quinta-feira, 16, a previsão é de chuva, com risco para chuva forte em muitas áreas, incluindo Porto Alegre e a serra.

Em Santa Catarina e Paraná, também faz frio nesta quarta-feira. Deve haver geada no sul do Paraná, planalto sul e norte de Santa Catarina e na serra catarinense, que deve ser o local mais frio do Brasil nesta quarta-feira. As cidades de Urubici e Urupema podem registrar até -3ºC, por terem grande altitude.

Curitiba e Florianópolis devem registrar as mais baixas temperaturas deste ano, até agora, com mínima de 12ºC e máxima de 16ºC e mínima de 13ºC e máxima de 18ºC, respectivamente.

Alertas de risco
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para o risco de geada no Sul. Um alerta de “perigo” foi emitido para o Sul do Rio Grande do Sul e a região da Serra Gaúcha. O alerta é para o risco de perda de plantações com temperatura mínima entre 3ºC e 0ºC.

Outro alerta é de “perigo potencial” para o Rio Grande do Sul e a região sul de SC, onde há risco de perda de plantações com temperatura mínima de 3ºC.

Sudeste e Centro-Oeste
Grande parte do Sudeste e Centro-Oeste terão calor, sol e baixa umidade do ar. O ar polar que chegou nesta terça-feira, 14, ainda não teve força para baixar as temperaturas nestas regiões.

Grande amplitude térmica deve ser observada e Mato Grosso do Sul com frio ao amanhecer e calor à tarde. Não chove no Centro-Oeste nesta quarta-feira, segundo o Climatempo.

Já no Espírito Santo uma frente fria provoca chuva em todo o Estado. Ventos moderados a fortes levam muita umidade para o Rio De Janeiro e para o leste de São Paulo. Por isso, estas regiões ainda têm chuva e predomínio de céu nublado, além de temperatura amena o dia todo.

A chuva pode ser moderada a forte em alguns momentos no litoral entre Angra dos Reis e Santos. A Marinha alerta para o mar agitado no litoral paulista e fluminense.

São Paulo deve registrar a menor temperatura máxima do ano nesta quarta, segundo a previsão.

Norte e Nordeste
Quase toda a Região Norte terá uma quarta-feira com pancadas de chuva e períodos com sol. Há um alerta para temporal no centro-oeste do Acre, Roraima e no Amapá, e no centro-oeste do Pará. No sul do Pará, é esperado muito sol, assim como em Tocantins e Rondônia.

O ar polar alcança o Acre e Rondônia, baixando as temperaturas a 17,1ºC em Vilhena (RO) e 18,5°C em Epitaciolândia (AC). Em Rio Branco, foram registrados 19,3°C, recorde no ano.

No Nordeste o calor e sol são esperados na Bahia, Sergipe, Pernambuco e Piauí. As demais áreas continuam tendo pancadas de chuva e períodos com sol. Alerta para temporal no litoral de Alagoas. A chuva pode ser moderada a forte no leste alagoano e de Pernambuco, no centro-norte do Ceará, do Piauí e do Maranhão.

Fonte: www.terra.com.br